3 Razões Para Viajar Sozinha

Por Patrícia Lobo - segunda-feira, outubro 08, 2018

Desde que comecei a trabalhar, a primeira razão pela qual comecei a juntar algum dinheiro e tentar ser poupada foi, sem dúvida, para viajar! Sempre desejei visitar muitos lugares, no entanto, nem sempre tive oportunidade para o fazer devido a questões financeiras. Por outro lado, sempre senti que viajar sozinha não seria para mim. Até que no início deste ano, decidi passar uns dias sozinha, ainda em Portugal, para ver como me safava. Digo-vos: adorei a experiência!

Fonte
Tive oportunidade de passar algum tempo numa cidade que há muito queria visitar, a cidade do Porto, mas que nunca o tinha feito por falta de companhia ou de compatibilidade de datas com a família e/ou amigos. Sem pensar duas vezes, achei que deveria dar o primeiro passo e lá fui eu.

Depois dessa viagem, já fiz outras com companhia de amigos ou família, mas não senti que tivesse aproveitado da mesma forma que aproveitei no Porto. Daí surgiu a ideia deste post. Deixo-vos três razões pelas quais quero fazer grande parte das minhas viagens sozinha.

Manter o meu ritmo
Ao viajar sozinha, tenho oportunidade de planear (ou não) todos os aspectos da viagem. Quero ir visitar isto, mas não tenho tanto curiosidade para visitar aquilo. Quero ir àquela hora, porque depois disso quero estar noutro lugar. E assim por diante. Todo o itinerário está por minha conta. Todo o ritmo da viagem, sou eu que o marco. Desta forma, aproveito muito mais.

Desenvolver a minha independência
Viajar pode trazer muitos desafios. Principalmente, se viajarmos sozinhos. Temos o tema de toda a organização da viagem: para onde ir, onde ficar, o que comer, o que visitar... Depois, temos as questões financeiras: quanto poupei, o que posso gastar, onde gastar,... E mesmo com toda uma preparação prévia e cuidada, os contratempos são sempre possíveis. Ter de lidar com certas situações, longe da minha zona de conforto, é algo que me tornará mais independente e até mesmo proactiva no meu dia-a-dia.

Ser mais confiante
Quando parti sozinha nesta aventura, senti que o medo e a insegurança me acompanhavam. Mas, no momento em que me vi sozinha, fora da rotina dos meus dias, numa cidade diferente, tendo de lidar com assuntos e pessoas que não conhecia e, ainda assim, fazê-lo, fez com que me sentisse mais confiante. É uma sensação que quero voltar a experimentar: eu vou em frente e consigo ultrapassar cada obstáculo, mesmo que seja sozinha.

E vocês, preferem viajar sozinhos ou acompanhados? Partilhem comigo as vossas experiências.

  • Partilha:

Também Poderás Gostar De

19 comentários

  1. Viajar acompanhado é maravilhoso, mas nem todas as pessoas nos proporcionam as melhores experiências. O facto de serem familiares ou amigos não significa, forçosamente, que sejam os nossos melhores aliados. Acho que é fundamental definirmos bem quem nos acompanha numa viagem.
    Em parte, adorava fazê-lo - também por estes 3 motivos. No entanto, por outro lado, gosto imenso de viajar acompanhada e de partilhar momentos com alguém próximo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que escreveste e, realmente, "nem todas as pessoas nos proporcionam as melhores experiências". Penso que isso tenha muito a ver com gostos pessoais que se tornam gostos comuns - de um modo bastante geral - ou não. Por vezes, esse choque, pode fazer com que não se aproveite tanto a viagem. O segredo é colmatar essa incompatibilidade, escolhendo a dedo quem irá partilhar esses momentos connosco.

      Eliminar
  2. Já viajei muito sozinha por Portugal e acompanhada por cá e lá fora. Há momentos para tudo, dependendo da companhia. Agora já não viajo sozinha há alguns anos e depois tive as minhas filhas, mas sinto falta e penso muito nisso, porque uma simples viagem do Porto a Coimbra de comboio é um elixir. Sentimo-nos mais livres, fortes, independentes, capazes e é como dizes, fazemos o que queremos quando queremos. Tenho saudades :) Aproveita ao máximo ;) Um dia também quero voltar a fazê-lo, estar comigo em qualquer lado e ouvir apenas os meus pensamentos e o mundo à minha volta para descobrir :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo essa a sensação! Quanto a ti, espero que um dia voltes a conseguir viajar sozinha e a sentir o que sentiste. Até lá, aproveita muito a companhia das tuas meninas, porque vai chegar a altura de elas também quererem viajar sozinhas pelo mundo fora :D

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Nunca viajei sozinha, mas pretendo. Acho que irá dar-me uma grande perspectiva de como é realmente estar sozinha e depender apenas de mim. No início estranha-se mas depois entranha-se. No próximo ano pretendo ir ao Porto e irei sozinha. É dos sítios que mais me chama a atenção em Portugal, sem ser os Açores (onde vivo ahah). Acho que é necessária alguma coragem, mas no fim deve ser muito compensador. Beijinhos 😘

    www.bycarolina.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas fazer essa viagem que tanto queres. O Porto é uma cidade lindíssima! E espero também que gostes da sensação de liberdade.
      Quanto a mim, também gostava muito de visitar a solo os Açores :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. r: Sou suspeita, porque estou a adorar, mas vale muito a pena *-*

    Sim, é isso mesmo. Nós podemos dar-nos muito bem com determinadas pessoas, mas isso não significa que, em viagem, se partilhem as mesmas formas de estar e os mesmos interesses. Por exemplo, eu sei que tenho um grupo de amigos que não gosta assim tanto de acordar cedo, logo aí já haveria incompatibilidade, porque sou o oposto. Da mesma maneira que não sou assim tão fã de destinos com praia, o também não ajudaria.
    O segredo é mesmo esse, escolher bem com quem queremos ir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És igual a mim! Nas viagens, sobretudo, é sempre para acordar para aproveitar o máximo do dia. E quanto a destinos com praia... bah! Não gosto de apanhar sol mesmo, haha :)

      Eliminar
  5. Eu nunca viajei totalmente sozinha. Só até o local, sabe? Chegando lá eu encontrava sempre alguém. Morro de vontade, acho que deve ser um aprendizado enorme e uma experiência inesquecível.
    Beijos!

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de encontrares alguém conhecido a meio de uma viagem também tem a sua piada. Mas espero mesmo que consigas fazer uma viagem por tua conta própria. Vais gostar de certeza!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. r: É por isso que continuo a adorar viajar com os meus pais, porque partilhamos todos essa postura de acordar cedo para aproveitar ao máximo
    Alguém que me compreenda ahahah

    ResponderEliminar
  7. Oi Patrícia, sou super a favor de viajar sozinha, mesmo nunca tendo passado por essa experiência. Até hoje só viajei com amigos e com o namorido, mas imagino que seja uma experiência única e muito recompensadora. Um beijo! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A meu ver é muito enriquecedora para o nosso desenvolvimento pessoal e única! Espero que um dia tenhas oportunidade de o fazer :)

      Beijinho

      Eliminar
  8. As poucas viagens que fiz foram sempre acompanhadas, por isso, não tenho uma ideia de como será fazer uma viagem sozinha, no entanto, é algo que sempre me deu alguma vontade. Não sei, acho que é uma experiência que nos pode fazer bem, exatamente por esses motivos e para nos conhecermos ainda melhor.
    Não há nada como viajarmos com as nossas pessoas e partilharmos novas experiências com elas, mas lá está, viajar sozinho também terá as suas qualidades. Acho que depende tudo muito da pessoa, da viagem e do momento em que a fazemos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo, Mary! Mas espero que um dia consigas ter essa experiência de viajar por sítios desconhecidos sozinha. É libertador!

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Antes também achava que viajar sozinha não era para mim. Mas a verdade é que essa vontade tem vindo a crescer e cada vez mais acho que tenho essa necessidade. Não sei se o namorado vai gostar muito da ideia mas.... gostava de experimentar ir para um país diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando temos alguém ao nosso lado, como um namorado ou um marido, é sempre mais complicado. Mas se é algo que gostavas de experimentar, acho que o devias fazer. E se ele gostar mesmo de ti, vai compreender :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Nunca viajei sozinha, e creio que não o irei fazer, pois tenho sempre a melhor companhia do marido que não prescindo. Mas apoio a 200% o não deixar de fazer o que quer que seja só porque não se tem companhia! Por exemplo vou várias vezes vou ao cinema sozinha :)

    beijinho e boas viagens!

    Tatiana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Há mais coisas que podemos fazer sozinhos para além de viajar e que contam, igualmente, para o nosso bem-estar e conhecimento pessoal :)

      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar

Muito obrigada pela visita! Estou ansiosa por ler o teu comentário.

A resposta aos comentários será dada aqui.