3 conselhos para quem não se sente inspirado

Por Patrícia Lobo - domingo, agosto 27, 2017


Odeio aqueles momentos em que a minha mente parece vazia. Quero escrever, mas nada flui. Quero actualizar o blogue, mas não tenho ideias... Como supero isso?

Deixo-vos abaixo 3 conselhos baseados naquilo que faço quando me sinto menos inspirada ou até mesmo bloqueada no que diz respeito à escrita.

1. LÊ MAIS!
Lê um livro, uma revista, um blogue. Nada melhor do que te inspirares nas palavras de terceiros para criares as tuas próprias ideias. Para mim, ler é o motor da minha inspiração.

2. MANTÉM SEMPRE UM BLOCO DE NOTAS POR PERTO
Tenho sempre um pequeno caderno na mala para poder anotar ideias ou frases que me venham à cabeça ou até mesmo situações que possam acontecer durante o dia. Por mais aleatórias que possam parecer no momento, acreditem em mim - mais tarde, vão inspirar-se naquilo que escreveram.

3. PARTICIPA EM GRUPOS DE INTERAÇÃO
Pessoalmente, sou fã deste tipo de grupos, no Facebook. Aliás, este post foi inspirado no desafio Imagem/Palavra do grupo Interative-se. Grande parte destes grupos mantêm projectos e desafios ao longo dos meses, sobretudo para ajudarem pessoas que, tal como eu, não se sentem inspiradas ou não têm ideias para posts. É uma óptima ferramenta de inspiração.

Espero que tenham gostado e que estes conselhos vos possam ajudar no futuro!

  • Partilha:

Também Poderás Gostar De

62 comentários

  1. Ótimas dicas, há dias em que precisamos mesmo de ler qualquer coisa para ver se sai algo :)

    ResponderEliminar
  2. Sabe quando você abre um blog e o primeiro post é justamente aquilo que você precisava? Então, acabei de me sentir assim. Ando muito sem inspiração, com um certo "bloqueio"...

    Post muito útil <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabrielle, fico feliz por ter ajudado! Espero que esse "bloqueio" acabe depressa...

      Muito obrigada pela visita! Beijo <3

      Eliminar
  3. R: Fico à espera de ver por aqui o desafio então :p
    Obrigada querida, um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Ótima dicas, sempre sigo elas e da super certo, o que mais funciona para mim e a leitura!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A leitura é realmente uma ferramenta poderosa!
      Muito obrigada pela visita, beijo *

      Eliminar
  5. Desde que comecei a anotar minhas ideias as coisas andam fluindo de forma mais simples, mais leve. Às vezes não faço isso nem em bloquinhos, mas vou criando posts novos só com o título para eu ter ideia do que fazer depois iaueiauhe. Gostei do teu post ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto dessa ideia também, Kelly! Eu também faço isso, mas na aplicação Evernote. Às vezes, pode não dar jeito escrever num bloquinho e faço directamente na app no meu telemóvel.

      Muito obrigada! Beijo <3

      Eliminar
  6. Patricia também odeio quando tenho momentos assim sem criatividade de fazer post, isso é muito ruim para um blogueiro. Gostei muito dos seus conselhos são ideias que dão certo, também pra ter ideias de posts assisto programas de tv, leio jornais aí de vez em quando surge ideia a partir daí, Patricia obrigada por compartilhar bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou dos conselhos! Ver programas de TV também pode ajudar muito, sem dúvida.

      Muito obrigada pela visita!

      Beijo *

      Eliminar
  7. Nossa, esses grupos de interação foram as melhores coisas que aconteceram pra mim, amo demais, há um mes atras nem sabia que existiam, hoje não fico sem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São realmente muito úteis! Não só pela parte dos projectos e desafios, que nos ajudam na inspiração, como também pela interação com outros bloggers. Sou fã!

      Muito obrigada pela visita!

      Beijo *

      Eliminar
  8. Olá!
    Adorei as dicas, bem simples e que realmente dá pra seguir... De vez em quando vejo uns posts que se propõem ajudar mas só ajudam mesmo é dar um nó na cabeça de qualquer um kkkkk. Eu confesso que andava meio sem inspiração tanto pro blog quanto pra página e ainda estou tentando recuperar a motivação... Mas chego lá rsrsrrs

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por teres gostado das dicas. Boa sorte e que a inspiração chegue rápido!

      Beijo *

      Eliminar
  9. Ultimamente eu tenho usado o bloco de notas do iphone para anotar muitas ideias! também ter o app do wordpress no celular ajuda para começar a escrever algum post :)

    ResponderEliminar
  10. Seu post veio no momento certo! Vou colocar as dicas em prática.

    ResponderEliminar
  11. Super gostei das dicas, bem úteis para ajudar em momentos que falta inspiração. Ler realmente desperta algo na nossa mente, ter um bloco de notas para mim é fundamental, eu tenho o meu. Gosto do grupos de interação, mas esse ainda não conhecia. Depois vou visitar para ver o que acho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes do grupo! É super amoroso <3

      Muito obrigada pela visita!

      Beijo *

      Eliminar
  12. Amei suas dicas e parabenizo a você por citar a leitura, ela é muito importante.
    O que anotei aqui foi a dica 3, pois as duas primeiras já domino bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Júlia! Sem dúvida, a leitura é uma ferramenta importante.

      Beijo *

      Eliminar
  13. Há dias em que a nossa inspiração parece que vai de férias sem avisar, por isso ajuda imenso ter dicas como estas :)

    r: Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  14. Adorei todos os conselhos! Já cumpro todas (especialmente a do bloco de notas)

    ResponderEliminar
  15. Ótimas dicas!!!

    https://renadamimada.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Já passei por essa fase, e posso dizer que todas as suas dicas funcionam! Realmente ler mais, inspira! Nossa, já aconteceu tanto comigo... ler uma frase que te emociona, que te move, que te faz pensar em algo, pode se desdobrar em um texto cheio de informações e coisas boas para passar! Grupos de interações também são maravilhosos! Já fui inspirada também por várias amigas :) vale a pena, faço parte de vários!

    Eu amei a postagem, obrigada por dividir essas dicas com a gente!
    Senhorita Deise

    ResponderEliminar
  17. Oiee!
    Nossa, gostei bastante das dicas! Ler mais ajuda muito, mas participar das interações é fonte de inspiração pura. Você acba sabendo de coisas qe nem sabia, tipo esse BEDA que geral está participando, eu não sabia e nem entrei. Mas ano que vem já fico esperta.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No BEDA não tenho tempo para participar, mas quem sabe me organize para o ano e tempo fazê-lo.

      Muito obrigada, Thai!

      Beijo *

      Eliminar
  18. São boas ideias para pôr a inspiração a funcionar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho uma fórmula que funciona super bem pra mim. Pelo menos com relação ao blog. Eu deixo vários posts prontos, já escritos. Ai se me surge ideia de outro, escrevo e programo, ai os que já estão escritos ficam pra um momento de falta de criatividade.
    Ajuda super.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a dica, Lary! Acho que vou pô-la em prática também para quando os dias de inspiração não estiverem no seu melhor.

      Obrigada pela visita!

      Beijo <3

      Eliminar
  20. Adorei o post! Estou em processo de TCC é preciso montar um espetáculo de teatro. Mas a inspiração não vem de jeito algum! Já leio bastante mas ainda sim não parece o bastante. Mas vou continuar tentando!

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    Abby Anjos
    https://linhastortasb.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai tudo correr bem e a inspiração vai bater à porta! Tudo de bom, beijo <3

      Eliminar
  21. Olá também curto muito me inspirar, ótimas dicas buscar inspiração nas coisas que gosto me ajuda a manter o foco e a realizar tarefas, sem falar que deixam nossa cabeça cheia de ideias rsrs bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mari! Fico contente por ter gostado.

      Beijo <3

      Eliminar
  22. As vezes a inspiração sai pra dar um volta e demora a voltar rs...gostei das suas dicas. :)

    ResponderEliminar
  23. Amei seu post. São dicas ótimas. Também faço parte do interative-se. Adoro esse grupo. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Faby! É muito amoroso o grupo, de facto. Beijo *

      Eliminar
  24. Boas dicas,adoro os grupos de interações,despertam MT criatividade, ler tb é ótimo,tem um livro da Fayga Ostrower que é incrível,vale super a pena ler pq essa mulher é demais!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço a autora, mas vou pesquisar um pouco! Muito obrigada pela visita, beijo <3

      Eliminar
  25. Amei, preciso colocar em prática eles. Essa de andar com o caderninho é uma ótima, pois do nada bate aquela inspiração que tem que anotar na hora hahaha

    ResponderEliminar
  26. Oie flor tudo bem? Adorei suas três dicas, as vezes fico perdida sem inspiraçao nenhuma, ultimamente anoto sempre quando penso em alguma ideia pro blog, sempre tento participar de alguma interação. Sucesso, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo óptimo e com você? Fico contente que tenha gostado e que sigas já algumas delas. Beijo <3

      Eliminar
  27. 3 conselhos fabulosos. Eu estou pegando o hábito de usar mais o bloco de notas. As outras faço muito rsrs

    ResponderEliminar
  28. ótimo post! ler bastante ajuda muito, além de ver seriados, filmes, tudo que estimula, né? ter um bloco me ajuda muiito, pois além de anotar no celular, preciso anotar no papel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Filmes e séries também estimulam a nossa imaginação para escrever. Boa dica!

      Obrigada pela visita!

      Beijo <3

      Eliminar
  29. Oie,
    Eu sempre utilizo o bloco de notas do celular para fazer anotações para o blog, pois nem sempre tenho um papel e caneta em mãos, amei as dicas que deu e conhecer outros blogs sempre funcionam para mim, eles nos inspiram e nos encorajam a continuar nesse mundo de blogueiros que nem sempre é fácil.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  30. o bloco de notas é sem duvida a melhor tecnica para reaver a inspiração!
    o facto de tocares no papel e na caneta acaba por te encher de novas ideias!

    beijinho

    http://mimiinthemirror.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e comecei a seguir gostei mesmo do teu blog :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Espero que voltes sempre e te identifiques com este espaço. Beijo <3

      Eliminar
  31. Uhuuul!! Você arrasou nos conselhos! Eu nao sou uma pessoa tao inspirada e vivo com bloqueio , acho que é por conta de algumas coisas que vem acontecendo, mas essas dicas foram muito uteis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz que tenhas gostado! Espero que te ajudem, Ingrid.
      Muito obrigada pela visita.

      Beijo <3

      Eliminar

Muito obrigada pela visita! Estou ansiosa por ler o teu comentário.

A resposta aos comentários será dada aqui.