Livros | O Melhor de Setembro

Por Patrícia Lobo - quarta-feira, outubro 03, 2018

Mais um mês que termina e com o início de Outubro, decidi criar uma rubrica mensal aqui no blogue. Serve "O Melhor de..." para vos falar do meu livro favorito de cada mês!

Em Setembro, li cinco livros:

- A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha, David Lagercrantz (Millennium #4)
- O Homem que Perseguia a Sua Sombra, David Lagercrantz (Millennium #5)
- O Desaparecimento de Stephanie Mailer, Joël Dicker
- Onde Está a Felicidade?, Camilo Castelo Branco
- O Crime do Padre Amaro, Eça de Queiroz

O meu preferido foi sem dúvida alguma... O Crime do Padre Amaro! Gente, gente! Que livro!

      Título: O Crime do Padre Amaro
      Autor: Eça de Queiroz 
    Sinopse: Inicialmente publicada em folhetins, na Revista Ocidental, em 1875, esta é uma das obras mais conhecidas e mundialmente famosas de Eça de Queirós, em parte pela polémica suscitada pelo enredo envolvendo sacerdotes da Igreja Católica. O livro, que chegou às bancas em 1876, centra-se numa trágica história de amor entre o jovem padre Amaro e Amélia. Uma relação proibida que faz questionar o papel da fé e da religião bem como a moralidade dos homens do clero.

Confesso que faço parte daqueles estudantes que terminaram o ensino secundário sem uma obra estudada na íntegra. Os Maias é um bom exemplo disso. No entanto, com o passar dos anos, sinto que ganhei maturidade suficiente para ler e entender esse tipo de obras de forma diferente e, sobretudo, que o devo fazer!

Escolhi ler O Crime do Padre Amaro, porque achei realmente que os temas abordados no livro me iriam suscitar grande interesse. Desde um amor proibido a um retrato (muito bem conseguido!) dos vícios e hipocrisia da Igreja Católica, no século XIX... Não podia estar mais certa: adorei! Ri e chorei com este livro. Entrei mesmo na história. 

E vocês que já leram o livro, o que acharam? Para quem ainda não leu: têm alguma curiosidade em fazê-lo?
Espero que tenham gostado desta nova rubrica. Se tiverem sugestões de livros ou qualquer outro tipo de assunto, por favor, deixem nos comentários!

  • Partilha:

Também Poderás Gostar De

6 comentários

  1. Tenho «A rapariga apanhada na teia de aranha» para ler. E estou à espera que «O homem que perseguia a sua sombra» saia em edição de bolso, porque é neste formato que tenho a saga Millennium (para mim, das melhores).
    Nunca li «O crime do padre Amaro», mas tenho que tratar disso

    r: Verdade :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A saga Millennium, para mim, também é das melhores! O que achaste dos livros escritos pelo David? :)
      Espero que gostes tanto quanto eu quando o leres :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. r: Não é uma vergonha, minha querida. Faz parte, nem sempre sentimos curiosidade automática por certos autores. No entanto, se tiveres oportunidade e curiosidade, aconselho mesmo a ler Agatha Christie :)
    Quanto a sugestões, acho que aquele pode ser uma boa forma de te iniciares nas obras dela. Mas também aconselho «A Casa Torta», por exemplo

    Ainda não li os que foram escritos por ele, porque quero reler os 3 primeiros volumes. Não só para relembrar alguns detalhes, mas também para depois conseguir estabelecer uma comparação entre os dois autores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Só agora me deu curiosidade para ler Agatha Christie, realmente. Obrigada pela sugestões! Assim que tiver oportunidade, lerei um ou outro :)

      Oh, minha querida, li mal o teu comentário, deesculpa. Isto depois de um dia de trabalho já não é a mesma coisa, ahah. Fazes bem em reler os primeiros volumes e espero que gostes dos próximos :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Sempre quis ler o "Crime do Padre Amaro" e agora esta tua eleição de melhor do mês, aumentou ainda bem esta vontade!

    R. Tens mesmo de ver, os últimos episódios da temporada são muito bons! Sim, recomendo vivamente a começares a ver Riverdale, eu adoro :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho mesmo a leitura deste livro! Depois diz se gostaste :)

      r: Hei-de ver a série, sim!

      Beijinhos

      Eliminar

Muito obrigada pela visita! Estou ansiosa por ler o teu comentário.

A resposta aos comentários será dada aqui.