1+3

1 + 3 | Medo

Por Patrícia Lobo - domingo, agosto 19, 2018

Se vocês soubessem o medo que eu tenho de ter medo para sempre...

Sim, eu tenho medo de muita coisa. Sim, sou uma mariquinhas, como o meu pai me chama. Sempre fui assim. Mas quanto mais dizia que tinha medo, mais eu avançava inconscientemente para o perigo. É como naquele momento em que colocas as mãos à frente da cara enquanto vês um filme de terror, mas continuas a espreitar por entre os dedos. 


Se já perdi muitas batalhas para o medo? Sim, muitas no passado. Aprendi, com o tempo, que se não o enfrentasse a vida me passaria ao lado. Tinha medo de perder, então não tinha. Tinha medo de seguir em frente, então nem me mexia. Tinha medo que não desse certo, então nem tentava. Mas quem vive assim?

Aprendi que na vida tudo se consegue enfrentando os medos. "O primeiro passo mata o medo" e não podia concordar mais; porque quando dás o primeiro passo, já não podes voltar atrás. Enquanto tu te intensificas, o medo retrai-se. Tu vives. Tu sentes.

Sim, eu ainda tenho medo de muita coisa. Tenho medo de abelhas e de conduzir no meio da cidade em hora de ponta. Tenho medo de desiludir. Tenho medo de ficar sozinha. Tenho medo da mudança. Mas não tenho medo de levantar a cabeça e "escolher um medo por dia e mostrar quem é que manda".

Este texto faz parte do Desafio 1+ 3

  • Partilha:

Também Poderás Gostar De

16 comentários

  1. Ah, minha cara. A gente precisa entender o medo que a gente sente. Eu, por exemplo, tenho um medo insano de formigas vermelhas. Sinto até calafrios. Isso é coisa da minha infância. Enfiei o pé no meio de um formigueiro e quase morri. Só acordei no hospital, mas me lembro da dor que senti. Nunca mais senti dor igual e espero não mais sentir. Mas sinto muitos outros medos, inesperados e que me travam. Mãos frias. Calafrios e por aí vai.
    Lembro que alguém me disse uma vez 'se der medo, vai com medo mesmo'. Eu ri, mas não disse nada. Eu aprendi a me respeitar. Já entendi que sinto medo em situações especificas, como se algo em mim quisesse me avisar de que estou a beira do abismo. Não há nada de errado em sentir medo. Temos limites e se não der para ir frente, recuar, pegar um atalho mais seguro.
    Claro, que tudo isso aí funciona para mim e cada pessoa é uma una.
    Mas gostei do papo. rs

    bacio e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um de nós enfrenta os nossos medos da maneira que sabe lidar melhor, porque ao fim e ao cabo, somos nós próprios que nos conhecemos verdadeiramente.
      Também concordo que não é errado sentir medo, se não deixares que esse medo te paralise de alguma forma.
      Obrigada pela visita!
      Bom domingo *

      Eliminar
  2. Ter medo(s) faz parte da nossa caminhada. E, no fundo, é bom que eles existam, porque é uma forma de ficarmos alerta e é uma demonstração de que estamos em movimento. Agora, claro que nem sempre é fácil geri-los, até porque há alturas em que parecem maiores do que nós. Mas o segredo é mesmo tentar, não desistir e insistir. Porque quando superamos os nossos medos, a sensação é maravilhosa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. r: Também gosto bastante, sobretudo da parte "O mundo sem ti/Nem vi, nem é" *-*

    Nada que agradecer!

    ResponderEliminar
  4. sabe o que também resulta? ganhares 5 segundos de bravura em que aceitas tudo o que vem como consequência do que pode vir com o medo e ultrapassá-lo, sem pensar nisso!! atirares-te de cabeça, quase sem noção :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! É assim que ultrapassamos obstáculos :)
      Obrigada pela visita!

      Beijo *

      Eliminar
  5. Oi Patricia!
    Eu li o título do texto e fiquei a pensar no que seria o 1 + 3. E o que se relacionaria com esse tal de medo... descobri que 1 + 3 é projeto, mas, o medo, esse danado, há que se lembrar que, sem ele, não há vida. Não há contraponto à coragem.
    Acho que a vida é sempre assim, arriscar, dar a cara quando se quer, deixar o bendito do medo de lado, ou, se precisar, levar ele junto. Acontece com todo mundo, suponho... alguns carregam, outros abandonam e talvez, os mais sabidos, caminham com eles.
    Tenho certo medo de altura, mas não de altura propriamente dito, da altura desconhecida, que nunca olhei antes. Aquela que já me habituei, essa, nem parece tão alta mais.
    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um desafio muito interessante, o 1+3. Deixei um link no final do texto. Aconselho muito, pois os temas do desafio estão muito ligados a quem nós somos e serve para reflectirmos um pouco :)
      Quanto ao menos, gosto de pensar que caminho com ele, mas tentando sempre que ele não me ultrapasse.
      Obrigada pela visita!

      Beijo *

      Eliminar
  6. Ter medo faz parte da vida, de aprendizados. Quando éramos pequenos tínhamos medo de ficar em pé e dar o primeiro passo, hoje nem lembramos mais desse medo, pois é um medo comum, que todas as pessoas que podem caminhar passam. E depois vamos crescendo e tendo outros medos, muito maiores e desafiadores. Com o tempo também vamos passando por cima deles, mas muitos medos caminham com a gente ali lado a lado e vamos vencendo-os pouco a pouco ou apenas aprendemos a conviver com eles e levamos ele ali, juntinho da gente. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que disseste! Tal como disse acima, gosto de pensar que caminho lado a lado com os meus medos, mas tentando sempre que eles não me ultrapassem :)
      Obrigada pela visita!

      Beijo *

      Eliminar
  7. Hum...não sei pq meu comentário a cima, saiu como anônimo.

    ResponderEliminar
  8. Alguns dos meus medos eu encarei para provar para mim mesma que eu sou maior que eles. Não necessariamente os perdi, mas hoje eu sei que são menores do que eu. A hora que você tomar alguns segundos de coragem para encarar o menor dos seus medos, talvez desperte em você mais vontade de enfrentar mais outros medos, e outros e outros... porém, não tem problema se você não quiser enfrentar alguns dos seus medos, pois os medos também garantem livramentos para a vida.

    Beijos, lindona!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a menos dúvida! E muitas vezes, talvez não seja a hora ser de tentar enfrentar alguns dos nossos medos. Alguns deles exigem uma certa maturidade que por vezes não temos naquela altura. Mas tudo se ultrapassa :)
      Obrigada pela visita!

      Beijo *

      Eliminar
  9. Todos temos medos, uns mais profundos e outros mais superficiais, mas temos. É normal que já tenhamos perdido algumas coisas na vida por ter medo, mas isso tudo serve para aprendermos, aprendermos a ir em frente, passo a passo. Como digo muitas vezes, o essencial é ir, com medo e com coragem. Vamos ter medo para sempre, pois haverá sempre algo a inquietar-nos, mas o importante é não nos retrairmos e tentar não vê-lo apenas como um inimigo, mas sim como um alerta :)
    Gostei muito da publicação querida!

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita! Estou ansiosa por ler o teu comentário.

A resposta aos comentários será dada aqui.