4 Conselhos para facilitar o regresso ao trabalho

Por Patrícia Lobo - terça-feira, agosto 21, 2018

Neste momento, estou a passar pela fase de depressão pós-férias. Regressei hoje ao trabalho e sei que me vai custar voltar à rotina. Apesar de não ter feito umas "grandes" férias, foram duas semanas em que pude rever e passar algum tempo com amigos, ler e descansar o máximo que pude.

Podia fazer isto da vida, mas quem pagaria as minhas contas? Além disso, não quero que o regresso ao trabalho seja algo que me deixe ansiosa. Com certeza que não serei a única nesta situação, pelo que achei que este post poderia ser útil para quem, tal como eu, está de regresso à rotina. Após alguma pesquisa, seleccionei as dicas que, para mim, são as mais importantes.


Deixo-vos abaixo 4 conselhos que pretendo seguir nos próximos tempos.

1 | Cuida de ti, sem pressas
Férias são sinónimo de descontracção. Podemos acordar, tomar o pequeno-almoço calmamente e conceder algum tempo a cuidar de nós. Acordar para um dia de trabalho é o completo oposto: saltar da cama, tomar um duche rápido e sair de casa ainda a comer qualquer coisa.
Aquilo que pretendo fazer nos próximos dias é acordar um pouco mais cedo para ter tempo de cuidar de mim, contrariando a correria das manhãs, chegando assim ao trabalho mais descontraída.

2 | Organiza a tua agenda e define prioridades
Quando entro de férias a minha empresa não pára, obviamente. O principal objectivo quando chego ao trabalho, depois de algum tempo afastada, é tentar perceber o que foi feito, o que está a ser feito e o que ainda é preciso fazer. 
É necessário um pouco de organização para que consigas regressar de forma eficiente. Define prioridades e - muito importante - não queiras resolver todos os assuntos pendentes logo no primeiro dia. Leva o teu tempo, se tiveres essa possibilidade, combatendo assim a ansiedade e o cansaço.

3 | Recomeça o que deixaste a meio
Por norma, quase todos os dias depois de chegar a casa do trabalho, dedico uma hora a fazer exercício físico. Ora, entrei de férias e lá se foi o regime! Pretendo agora retomar aquilo que deixei a meio durante estes dias.
Quem diz exercício físico, diz qualquer outra actividade que seja colocada de lado durante o período em que estás de férias. É importante fazeres algo que gostavas na "antiga" rotina para que seja mais fácil voltares à mesma.

4 | Continua em espírito de férias
Este é o conselho que mais me dará prazer colocar em prática: não deixar que o regresso ao trabalho e à rotina signifiquem quebrar o espírito de férias. Quero manter o contacto com os amigos e sair no fim de semana. Quero ir jantar fora durante a semana com as minhas amigas e colegas de trabalho para saber o que fizeram nestes últimos dias. Quero continuar a fazer algo que recomecei estas férias e que há muito que não fazia: ler um livro! Há tantas coisas boas que podemos inserir no nosso dia-a-dia sem precisar de estarmos de férias.

Espero que estes conselhos vos tenham sido úteis. Seguem algum? Caso não se encontrem nesta situação, espero que consigam tirar partido de algum deles e adaptá-lo ao vosso dia-a-dia.

  • Partilha:

Também Poderás Gostar De

6 comentários

  1. Regressar à rotina custa sempre, mas, de facto, há certas coisas que podemos fazer para atenuar. Gostei das dicas :)

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas, o regresso da rotina deixa-nos sempre um bocadinho mais stressados, mas podemos sempre tentar mudar isso :)

    ResponderEliminar
  3. a última dica é uma maneira excelente de ver as coisas!! ;)

    r: passaste à primeira no exame de condução?

    ResponderEliminar
  4. Adorei as tuas dicas! Eu vou regressar daqui a umas semanas à faculdade e tudo o que disseste me parece aplicado à mesma à situação.
    Vou ter isto em conta, sobretudo o último ponto que acho algo essencial para manter o bem-estar e felicidade todo o ano! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ter ajudado, Simply S.
      Bom regresso à faculdade e muito sucesso!
      Beijo *

      Eliminar

Muito obrigada pela visita! Estou ansiosa por ler o teu comentário.

A resposta aos comentários será dada aqui.